"Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos" Ap. 5:13b
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Dias maus?
"No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele." Ec. 7:14
Na vida temos dias bons e maus. É fato. A palavra de Deus nos orienta, inclusive, a lembrar de que há dias de trevas:
"Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos..." Ecl.11:8
Não sei se posso chamar de trevas os dias que estou vivendo. Estou sofrendo com meu joelho operado. A recuperação está muito lenta ( o médico disse que eu já devia estar jogando futebol, risos). Eu devia estar melhor.
Hoje eu quis me abater pensando nas palavras do médico e sentindo dores. Acordei pior que ontem após os exercícios recomendados. A noite foi terrível! Será que um dia vou voltar a andar sem mancar, vou me sentir livre para me apressar, para pisar sem medo, vou parar de sentir dores, vou caminhar como as outras pessoas...? Tive vontade de chorar.
Mas, aí, refletindo na minha situação, "ao meu coração me ocorreu" algo especial, que até então eu não tinha tomado consciência de forma tão séria: Sentia paz. E quão grande paz! Então nada mais importava. Eu tinha a paz de Cristo que excede todo entendimento.
Meu coração, antes querendo se queixar, passou a desejar louvar ao Senhor. Comecei a cantar: Essa paz que sinto em minh'alma não é porque tudo me vai bem... Paz maravilhosa!
Dias dificeis? Talvez... mas certamente são, também, dias de muita paz.
Passo pelo fogo sem me queimar, pelas águas sem submergir. O Senhor é a nossa paz. Glorificado seja seu nome! Faça Ele o que lhe apraz na minha vida.
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." Jo. 14:27
Suzani
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Para quem iremos?
Passamos o dia fazendo escolhas. Este ou aquele caminho, pôr ou não leite no café, mais ou menos açúcar, banho frio ou morno, atravessar a rua logo ou esperar, ler este ou aquele livro, assisitr a este ou à aquele programa de TV, fazer um pagamento naquele dia ou no dia seguinte, ir ou não a um encontro...
São escolhas rotineiras da vida. Muitas vezes, fazemo-nas sem pensar e ainda com uma margem de variedade à nossa disposição. Podemos escolher um café com muito ou pouco leite, no entanto, também podemos escolher uma porção entre o "muito" e o "pouco". Também podemos retardar algumas decisões ou ações sem prejuízo. Um livro pode ser lido depois. Isto se encaixa em muitas outras escolhas.
Na vida espiritual, também temos que fazer escolhas. Uma, em especial, precisa ser considerada MUITO importante e de certa urgência; porque não pode ser retardada e precisa ser feita de forma acertada, tendo como consequências, dependendo da escolha, Luz ou trevas sobre nós, vida ou morte. Vamos conhecê-la:
Certa vez, Jesus disse para os discípulos: "...há descrentes entre vós." Jo. 6.64 Eles não gostaram. A bíblia diz que muitos o abandonaram após suas palavras.
Há muitos descrentes inseridos no meio do povo de Deus também! E, às vezes, é neles que temos nos espelhado. Quantas decepções sofremos por isso. Jesus e só Ele é o "Santo de Deus" Jo. 6.69!
Depois Jesus se dirigiu, especificamente, aos doze:
"Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?" Jo. 6.67 Nem sei explicar por que essas palavras batem tão forte em meu coração.
Simão Pedro lhe respondeu:
"Senhor, para quem iremos? Tu tens a palavra da vida eterna..."Jo. 6.68
Pedro pergunta e ele mesmo responde, porque cria e conhecia o Salvador. Jesus tem a palavra da vida eterna!
Os discípulos, que o abandonaram, fizeram uma escolha. Ao se negar Jesus, uma escolha pelas trevas está sendo feita. Jesus disse: "Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas..." Jo. 8.12 Com Jesus, somos "filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas." 1Tes. 5.5
A escolha certa gerará Luz e vida eterna: JESUS.
Talvez venham pensamentos do tipo: "Farei isso um dia". Cito, então:
"Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Is. 55.6
"Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o." 1Rs. 18.21
Suzani
terça-feira, 15 de novembro de 2011
De tudo um pouquinho
Que vontade de escrever...
Mas... sobre o quê?
Sobre o sol que brilha no céu, tornando o dia lindo? Seria bom. Poderíamos refletir que um dia não precisaremos mais dele e que o "Senhor Deus brilhará" sobre nós.(Ap. 22:5) Será mais belo ainda!!
Mas também seria um bom assunto o vento que circula pelo apartamento e que ainda uiva querendo mais passagem. Vento este que está sob as ordens do Senhor. É bom pensar nisso! A natureza lhe obedece como aconteceu quando os discípulos temeram uma tempestade, enquanto Jesus dormia. "E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança." Mc. 4:39 Não devíamos temer NADA com esse Deus em nossas vidas!
Outro possível tema: Um avião passou agora com seu ronco saudoso... fazendo lembrar de despedidas e reencontros que nós mesmos já vivemos. Aqui poderia explorar a saudade... sentimento doloroso... também antigo, do qual ninguém está isento. O próprio apóstolo Paulo sentiu: "Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus." (Fp. 1:8)
Ainda poderia explorar, com a passagem do avião, despedidas. Temos tantos tipos de despedidas... Se eu escolhesse esse tema para desenvolver, ia tentar desfocar, explorar uma despedida que não tem a ver com o contexto de um aeroporto ou rodoviária... ia explorar uma diferente: a de Jesus, quando subiu ao monte: "E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. Mt 14:23" É um verso atraente... foi uma despedida para orar. Despedida para viver um momento de intimidade com o Pai.
Ouço o "tilintar" de talheres distante, indicando que, para os vizinhos, é hora de almoço. De todos, talvez o assunto mais adequado para hoje fosse este; já que li, ao acordar, Jesus dizendo: "... quem de mim se alimenta por mim viverá." João 6:57b (Ah! Queremos nos alimentar de ti e por ti viver, Jesus!)
Mas, aí... no meio de minha fome apontando... despertada pelos talheres dos vizinhos e escolhas sobre o que escrever... paro um pouco... algo inimaginável me chama atenção: meu braço. A velhice está chegando. Talvez fosse um bom assunto. Risos. Ninguém quer envelhecer. Se pudéssemos escolher, ficaríamos com a "cabeça", com as experiências... o corpo preferiríamos jovem e cheio de energia. O que eu poderia dizer então? Ah, certamente eu me lembraria de Isabel, prima de Maria, que, sendo estéril, "concebeu um filho na sua velhice" (Lc 1:36). E de Sara, mulher de Abrãao, com quem aconteceu o mesmo, "sendo já de cem anos, e a idade avançada..." Rm. 4:19. Os projetos de Deus, em nossa vida, não são impedidos por idade nem por situação. O que será que o Senhor ainda tem para nós?
E vou ficando por aqui, sem escolher um tema, sem me aprofundar em nada. A verdade é que eu queria falar de tudo... ficou só no "de tudo um pouquinho".
Suzani
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Ovelha negra
Música alta no ar, pessoas saindo da cidade em busca de novos ares, outras chegando para conhecê-la ou usufruir das noitadas festivas e praias belíssimas da terra. Festa! Feriadão!
Desde cedo, preparações, planejamentos, compras.
Ontem o supermercado já estava lotado e se via que os carrinhos abrigavam o consumo dos dias de folga: Bronzeador, bebidas, carne para churrascos...
Na fila do caixa, observei um dos clientes. Ele estava passando as poucas compras. Era um homem de meia idade, animado, que requebrava de um lado para outro (mesmo parado, creia!) e tagarelava, "assustando-se" com o preço das compras de um "pobre": ele. "É o jeito pagar, né? Vê se essa nota vale!", brincava e olhava com um sorriso para mim.
Já que me incluiu na conversa com sua simpatia, senti-me à vontade para dizer: " Moço, a gente pode ser pobre de bens, mas rico de Jesus!" Ele alegrou-se com minha observação e confirmou veemente. Depois acrescentou que era de uma família de pastores, de pessoas espirituais e... que só ele era a ovelha negra.
Só ele era a ovelha negra! Fui impactada com sua palavra: "Só eu sou a ovelha negra!"
Aquele homem concordou que não importava sermos pobres de bens, se fôssemos ricos de Jesus; orgulhou-se de sua família "santa" e me surpreendeu com essas palavras: "Só eu sou a ovelha negra!"
Olhei para ele, disse e repeti, enquanto ele encerrava o pagamento: Jesus veio salvar o perdido!!!
Eu não soube citar exatamente o versículo: "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido."Lc 19:10, mas o homem saiu emocionado, conforme suas próprias palavras.
Festas e mais festas, sorrisos, danças, conversas, abraços, beijos, barulhos, animação... no meio de tudo: Pensamentos como este: "Só eu sou a ovelha negra!". Nem sempre externados. Nem sempre ouvidos. Latentes em corações que, muitas vezes, reconhecem a santidade de Deus e sua situação de pecado. Corações quebrantados? Ou prontos para quebrantar-se?
Estas "ovelhas negras" podem ser exatamente aquelas que serão alvas como a neve pelo sangue do Cordeiro Santo: Jesus! Estas podem ser aquelas que não oram "de si para si mesmo", considerando-se melhores do que outros. Estas podem ser aquelas que fazem como o publicano, da parábola referida por Jesus, que não ousa nem levantar os olhos ao céu e bate no peito dizendo: "Ó Deus, sê propício a mim, pecador!" Lc 18:13 e acabam por ser justificadas.
"O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." Salmos 51:17
Suzani
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Olhando para a cruz!
Jesus sofreu.
Foi rejeitado. "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam" (Jo.1:11). "... nem mesmo seus irmãos criam nele" (João 7:5).
Foi traído("Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou."Mt.26:48,49).
Foi preso, humilhado. Os guardas que vieram prendê-lo carregavam espadas e porretes, foi preso como um salteador ("Saístes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador?" Mt.26:55). "...uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam..." Mt.26:67
Foi negado. Pedro o negou três vezes. Depois de andar com Jesus, assistir aos milagres, vê-lo acalmar a tempestade, andar sobre o mar, multiplicar os peixes, sentir seu amor... ele próprio duvidava que viesse a fazê-lo. Mas fez! ("Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem!..."Mt.26:74 ) Fico imaginando o olhar de Jesus para Pedro ("Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro..."Lc.22:61a). Olhar esse que o fez chorar "amargamente".
Muito mais pode ser dito sobre o sofrimento de Jesus: foi açoitado, puseram-lhe uma coroa de espinhos na cabeça, bateram em sua cabeça com um caniço, escarneceram dele, chamaram-no de "agitador do povo"... Por fim, foi crucificado entre dois ladrões, que lhe diziam impropérios, enquanto também "Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ó tu que destrois o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se..." Mt.27:41,42 Grande sofrimento! Mas vai além!
"...ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."Is. 53:5 O sofrimento de Jesus não se resumiu ao que foi visto na crucificação. Ele não tinha pecado e foi feito "pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." 2Cor. 5:21
Este sofrimento de Cristo nem todos podem compreender. Um dos ladrões, ao lado de Jesus na crucificação, no final, compreendeu. E disse: "Jesus, lembra-te de mim, quando vieres no teu reino."Lc 23:42 A resposta a seu apelo foi: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." Lc. 23:43
Outras pessoas parecem ter compreendido também. Quando Jesus expirou, multidões "retiraram-se a lamentar, batendo nos peitos." Lc.23:48 Na verdade, tudo escrevi, motivada pelo final deste versículo acima. Imaginei a cena: O povo se retirando, lamentando e batendo no peito. Expressavam a dor de quem não soube reconhecer o Salvador antes.
A cruz de Cristo foi diferente de outras cruzes. O maior valor dela é que ela tem o poder de reconciliar com Deus "todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus" Cl. 1:20
Diante da cruz, reconheçamos o Salvador. Entreguemos nossa vida a Ele. Reconciliemo-nos com o Senhor. E se já o fizemos e temos andado por nossos próprios impulsos, voltemo-nos para Ele. Prostremo-nos diante daquele que recebeu por nós o salário do pecado: a morte. E ressuscitou! Que depois não lamentemos e batamos no peito tarde demais!
Suzani
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Quem tem obras tem a vida eterna?
Você é uma pessoa piedosa?
É temente a Deus?
Dá esmolas?
Sempre ora a Deus?
É assim que a bíblia descreve Cornélio:
"piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus." At.10:2
Essa é uma vida que agrada ao Senhor. Paulo disse: "E vós irmãos, não vos canseis de fazer o bem" 2Tes. 3:13. O mesmo apóstolo disse: "Orai sem cessar"1Tes. 5:17 Depois foi dito a Cornélio:
"Cornélio... as tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus." ."At. 10:4
Mas... ser assim não era e não é suficiente para se tornar um filho de Deus e ter a vida eterna com Ele.
O que faltava então? Jesus! Ele não o conhecia. Obras e orações não salvam. Agradam a Deus, mas não salvam. A bíblia diz: "Todos pecaram e carecem da glória de Deus" Rm 3:23 Cornélio era um pecador. Todos nós somos. E Jesus é o ÚNICO Caminho que nos leva ao Pai!
Mas... Deus se faz achar por quem o procura. A palavra de Deus diz: " ...buscai e achareis..." Mt.7:7 Cornélio buscou e achou!
Vamos conhecer resumidamente a história de Cornélio:
Deus lhe mandou um anjo com um recado (a primeira parte você leu acima, no entanto, vou repeti-la):
"Cornélio... as tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus. Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro."At. 10:4,5
Anjos não pregam o evangelho. Só um homem podia fazê-lo, no caso, Pedro.
Ele obedeceu. A obediência trouxe consigo a mensagem de salvação. Não importava a Cornélio suas tradições, se Pedro era um desconhecido... Ele tinha sede do Deus vivo.
Enquanto os homens viajavam em busca de Pedro, ele foi preparado pelo Senhor com visões para aceitar o convite, pois achava, até então, que o evangelho era só para judeus. A voz do Senhor lhe disse: "Ao que Deus purificou não consideres comum". At. 10:15
E foi até Cornélio.
A alegria de Cornélio era tão grande que reuniu parentes e amigos íntimos para o encontro com Pedro! Parece que a vontade de vê-lo era tão grande que não conseguiu esperar e saiu ao encontro do convidado antes que este chegasse. Chegando lá, prostrou-se.
Cornélio aprendeu ali uma grande lição. Pedro o levantou e disse:
"Ergue-te que também sou homem"At.10:26
Só diante de Deus podemos nos prostrar!
Pedro encontrou os reunidos que o esperavam. Contou que Deus lhe demonstrou que não considerasse comum ou imundo a nenhum homem e que, por isso, estava com eles. Depois de lhe explicarem por que o tinham chamado, Pedro anunciou a palavra de salvação.
Eis abaixo o que Cornélio ainda precisava saber, crer e viver, e o que todo homem precisa do mesmo jeito para ter a vida eterna:
Atos 10:
34 | ¶ E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; | |
35 | Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. | |
36 | A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos); | |
37 | Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou; | |
38 | Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. | |
39 | E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. | |
40 | A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, | |
41 | Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos. | |
42 | E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. | |
43 | A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. |
Suzani
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Jesus orou por nós!
É comum, no meio do povo de Deus, se ouvir no final de uma conversa: "Vou orar por você!"
Mas...infelizmente, ao escutar tal frase: "Vou orar por você!", nem sempre sinto segurança de que a pessoa o fará. Alguns usam essa promessa como uma forma de aceitação social, para demonstrar simpatia e, até, de saber das "novas"(os motivos pelos quais orará)... A promessa de oração fica no ar...
Obviamente, há aqueles que, depois de dizerem o mesmo, dobram os joelhos diante do Senhor e põem diante dele nossos problemas. São vasos de honra agindo como servos de Deus e irmãos na fé.
Eu gostaria de escrever aqui parte de uma oração especial . Foi uma oração verdadeira, sem pedidos como "Ore por mim!", sem necessidade de conquistar simpatia de ninguém, com interesse genuíno em nós, cheia de amor, perfeita, feita há tempos atrás( sequer tínhamos nascido). A primeira vez que a li, me emocionei, porque jamais esperava estar incluída nela. Uma oração de JESUS:
"Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tire do mundo, e sim que os guarde do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (...) Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que me enviaste."João 17:14-21 Grifo meu.
Dá para resistir? Temos que correr para os braços de Jesus!
Suzani
Assinar:
Postagens (Atom)