domingo, 23 de outubro de 2011

Igreja?

Você já ouviu a igreja cantar?



Como posso sair do culto de hoje sem compartilhar alegria de ter estado lá?

No sermão, uma palavra em especial me marcou:  Que nossa fé tem que se apoiar no caráter de Cristo! Aleluia! O caráter dele é suficiente para manter nossa fé! Como podemos não crer em quem é fiel e não tem em si infidelidade? Como podemos não crer em alguém que é o Todo Poderoso? Pensemos em seu caráter e MUITAs razões encontraremos para ter fé!


Muitos cristãos afirmam não precisar de uma igreja: "A igreja somos nós", dizem. Estão certos. Somos templos do Espírito Santo. Mas a mesma bíblia que ensina essa verdade diz também: "congregai-vos", tão simples: "Congregai-vos".

E diz que foram dados dons aos irmãos para a edificação da igreja. Como vamos nos edificar um ao outro, se ñao nos reunimos?

Há quem justifique não precisar da igreja pelos escândalos conhecidos, como "pastores" vendendo bênçãos. Eu mesma já presenciei e quase chorei de ver toda aquela gente sendo enganada. Gente sedenta da verdade, sincera...  pastoreada por lobos! Lamentável ! Mas a bíblia diz que há o o joio e trigo. E adverte que surgirão "lobos". O cristão deve ter cuidado, preparar-se para esse tipo de engano, pedindo ao Senhor discernimento e sabedoria, sem esquecer de ler e estudar a palavra de Deus que é "Lâmpada para nossos pés". Mas a verdade é que nem por isso devemos deixar de nos congregar.

E não há só "cristãos" vendendo bênçãos. Há muitos outros casos que levam o nome de Jesus à ignomínia. São pessoas que vivem como querem, fazem o que querem, estão longe de reconhecer o senhorio de Cristo em suas vidas e se dizem cristãs, sendo, na verdade, pedras de tropeço. Ai delas! E muitas deixam de se reunir com os irmãos por causa desses testemunhos. Sinceramente... embora aquelas estejam erradas, esta ainda não é uma razão plausível para não se congregar com os irmãos nem para se encher de amargura. Todos são pecadores! Não seriam essas revoltas que impedem de ir à igreja, lá no íntimo, uma vontade de tomar as rédeas da própria vida?  Tenho observado algo: Um cristão sem comunhão com Deus costuma não gostar do culto e ver problemas em tudo. É bom se examinar. De qualquer forma, só Cristo foi perfeito, sem pecado, santo, sem mácula. Há muita gente rebelde na igreja e mesmo cristãos, qua ainda estão sendo lapidados para a glória de Deus. Que se vá à igreja olhando para Cristo, para adorar o nosso Deus que é digno de todo louvor.


Cabe a nós nos congregarmos, como manda a palavra; servir com nossos dons, como manda a palavra; pedir sabedoria a Deus, como manda a palavra; discernir os espíritos, como manda a palavra; olhar nossos próprios argueiros, como manda a palavra; amar, como manda a palavra; ir ali para adorar de coração ao nosso Deus que procura verdadeiros adoradores.

Mas... se ainda é pouco... cabe a nós imitar o nosso Salvador: JESUS, que ia ao templo, participava de um culto com um ritual também realizado por pecadores, portanto, imperfeito, cheio de fariseus.

Os domingos têm sido dias especiais com o Senhor. Todos os dias Ele está conosco, mas, no domingo, na igreja (reunião dos irmãos),  podemos usufruir dos dons que ele nos deu. Podemos sair da igreja diferentes de como chegamos àquele encontro. O Senhor fala ao nosso coração, como disse o salmista certa vez: "Ao meu coração me ocorreu: Buscai a minha presença", porque precisamos dele. A glória do Senhor está ali e ela nos invade o coração, quebrantando-nos, levando-nos à confissão de pecados, a desejar obedecer o Salvador, fazendo-nos nos achegar ao trono da graça, trazendo paz, direção... e alegria indizível! É um momento precioso!

Parece exagero? "Vai lá!"

.....................

Depois do "Vai lá", fiquei pensando: E se houver um cristão sincero indo à igreja fielmente e não pode dizer o mesmo que foi dito acima? Então... só me resta dizer: Seja luz ali! E ore por seu pastor e por seus irmãos. Que o Senhor nos abençoe a todos.

Suzani (NÃO teóloga, que escreve consciente de sua limitação)

Esta é  uma placa pendurada na parede da Igreja Presbiteriana da Cidade dos Funcionários, onde frequento, dizendo o alvo da mesma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário