sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!


Uma vez Jesus entrou no barco de Pedro para falar ao povo. Pedro tinha tentado pescar a noite toda e não conseguira nada. Em certo momento, Jesus mandou que ele lançasse as redes ao mar. Pedro lhes disse como fora a noite, mas lançou-as. Foram tantos os peixes que pediram ajuda aos companheiros de outro barco, encheram ambos os barcos e quase foram a pique. "Vendo isto, Simão Pedro prostou-se aos pés de Jesus..." Lc. 5:8  A pesca maravilhosa foi precedida de uma noite sem peixe (NENHUM peixe!).

Desejo a você, que passou por aqui em 2011, um 2012 cheio da certeza de que uma "noite sem peixe" pode preceder uma "pesca maravilhosa"! É assim que vive o cristão!

Suzani

sábado, 24 de dezembro de 2011

Nasceu-nos o Salvador!

Lucas 2


8 ¶ Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:
11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
13 E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

Pastores seguiam sua rotina... guardavam o rebanho durante as vigílias da noite.

A glória do Senhor os visitou para trazer uma mensagem:  Nasceu o Salvador! A glória do Senhor desce sobre nós para nos conduzir a Jesus. Aleluia!

Os pastores "ficaram tomados de grande temor". Mas o anjo lhes disse que não temessem, pois trazia "boa-nova de grande alegria":

            "...hoje vos nasceu, da cidade de Davi, o    Salvador, que é Cristo, o Senhor."

O nascimento de Jesus nesse mundo deve ser visto por nós como "boa-nova de grande alegria"!

Feliz Natal! Que nos alegremos porque nos nasceu um Salvador!

Suzani

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

De bem em bem



Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres. Sl. 126:3

Cada pessoa é única. O Senhor nos trata segundo nossas diferenças, nos moldando conforme a necessidade. Somos um vaso na mão do Oleiro. Mas é fato comum a todos que estamos cercados de "pequenas coisas" que, na verdade, são grandes coisas que o Senhor está fazendo em nossas vidas. E de bem e bem nossa vida é cheia da graça de Deus.

Hoje pude perceber algumas dessas "pequenas coisas" no meu dia. Precisei ir ao banco. Chegando lá, fui a primeira da fila. Oba! Queria desbloquear um cartão. Descobri que não estava bloqueado. Menos burocracia. Mandaram-me testar no caixa eletrônico. Surpresa: 13° antes do dia esperado. Uau!

Eu também precisava pegar a guia da fisioterapia com o traumatologista. Havia muito trânsito no caminho. O médico costuma sair depois de 12 horas. Já ia dar meio-dia. Não encontrei o telefone da clínica para lhe pedir que a deixasse com a atendente. Pensei em desistir. "Não vai dar tempo", mas arrisquei, fui. Não só saí com minha guia como nem me sentei para esperar. Eu a recebi imediatamente.

Era a vez de pegar o exame. Mas se houvesse o outro banco, onde também precisava ir, no caminho... seria ótimo! Dirijo-me para o carro estacionado. Na frente do carro, atravessando a rua, sem que eu tivesse percebido ou me lembrado antes, lá estava o amarelinho...Tudo resolvido. E "grátis" ainda vi um ex-aluno querido, do qual me lembrei até o nome. Foi bom revê-lo, Vítor!

Pego, então o exame. Na ansiedade natural de todo ser humano, eu o abri. Tudo bem. Então disse baixinho: Glória a Deus! Uma mulher sentada perto ouviu. Diante de sua atenção curiosa, aproveitei: "Temos que dar glória a Deus por tudo, né?!" Ela concordou com a cabeça. Depois pensei: E se não der um resultado desejado? É engano achar que só devemos glorificar ao Senhor, quando as coisas saem como queremos. Deus é soberano e é bom, nós, por outro lado, limitados na nossa compreensão. Achei importante acrescentar: "Até quando não dá como queremos!" Ela falou dessa vez: "É verdade!"

Fui para casa. Tentei de todo jeito falar com os filhos. Queria comemorar as bênçãos de Deus! Um almoço especial "cairia bem". Não consegui. Mas, no caminho, tive uma ideia melhor. Passei em frente a um local onde são vendidos frangos, carnes, alimentos, em geral, já prontos. Comprei um pouco de 4 tipos de carne diferentes, tudo assadinho; uma quentinha de arroz; dois refrigerantes e foi um verdadeiro "rodísio" em casa por um preço MUITO melhor!

Foi uma saída produtiva. Tudo correu muito BEM. Agora, aqui estou, desejando escrever muito BEM.  E isso só conseguirei, se for ALÉM das palavras, mostrando ao leitor, caso alguém venha a ler, que vivemos de "bem em bem". As bênçãos do Senhor nos alcançam todos os dias. 

Obviamente, não somos sempre cercados do que desejamos, não seremos os primeiros das filas sempre, tudo não vai ser sempre como queremos. Deus é soberano e nós, limitados. Nem tudo que é bem aos nossos olhos o é realmente. No entanto, podemos confiar que o Senhor nos cerca com alegres cantos de livramento e de bênçãos que nem sempre percebemos ou  compreendemos.

Fico pensando nas que não vi na minha cegueira. Quantas devem ter sido e quão maravilhosas!  Livramentos, renovação de forças, consolo, sabedoria para lidar com isso ou aquilo... Deus tremendo!

Estou certa de que em cada detalhe, há a mão do Senhor. Ele é o Deus dos detalhes... presente no dia a dia... São suas as palavras:  "E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois..."Lc. 12:27 

Alegremo-nos no Senhor!

Obrigada, Pai! E abre nossos olhos para que contemplemos as tuas maravilhas, o teu cuidado conosco, a tua mão em nossa vida!

Suzani

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Haja conversa...

"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação."      2 Timóteo 1:7

Outro dia, eu estava em um consultório médico, esperando  minha vez de ser atendida, mergulhada em uma leitura maravilhosa... em paz, sem me preocupar com ninguém. Nada importava, nem as HORAS de espera. Estava lendo: Tudo pela graça, de Spurgeon. Como é bom aprender mais do Senhor! De repente, fui atingida na minha "zona de conforto" pelas próprias palavras lidas que me isolavam do mundo. Como poderia conhecer  Jesus, deleitar-me nele e ser indiferente a quem me cercava naquele momento?

Aproveitei a leitura como ponto de partida para uma conversa. Mostrei um trecho para um senhor sentado ao meu lado: Veja que interessante o que esse livro diz! Era uma mensagem linda, ele a apreciou, mas não falava diretamente sobre a salvação em Cristo. Eu precisava ser mais direta.

Tentei de outra forma. Compartilhei o que acontecera no trânsito logo cedo. Eu tinha mudado de faixa de forma que irritou outro motorista (de um carro preto ENORME ). Eu estava errada, no entanto, o que ele fez foi injustificável. Eu ia pedir desculpas e nem tive tempo para isso. Passou a me perseguir, freando bruscamente atrás, me encurralando contra um canal... realmente conseguiu o que queria: deixar-me assustada. Só parou, quando, com muita dificuldade, consegui emparelhar com ele, baixei o vidro, às pressas, e gritei: "Me perdoe, moço!!!".  Explorei, com esse fato, como precisamos ter mais amor pelos outros. No trânsito, a ausência desse sentimento é evidente.

Conversa boa, ? O "ouvinte" escutou com atenção; depois, alegremente, contou também suas histórias. Eu não fiquei satisfeita.

Finalmente... depois de um tempo de silêncio... num ímpeto de coragem:

"Moço, perdoe-me incomodá-lo mais uma vez. Eu preciso lhe dizer uma coisa para ficar em paz. Eu estou sendo covarde (desnecessariamente, pois Deus nos deu espírito de poder e de amor). Estou aqui, tentando puxar conversa com o senhor, querendo dizer uma coisa importante e fico inibida. Se fosse para contar um acidente que vi na esquina, era bem rapidinho... na hora de falarmos o que é bom, somos tímidos. Jesus não teve vergonha de morrer por nós. Então eu vou lhe dizer: Somos todos pecadores, moço! A bíblia diz que quem disser que não tem pecado é mentiroso! E  diz que precisamos da glória de Deus. Jesus Cristo é a única solução para esta situação. Ele recebeu o salário do pecado por nós, a morte, e venceu a morte ressuscitando! Ele é o único caminho que nos leva ao Deus Santo! Pense sobre isso. Entregue sua vida a Jesus."

O homem recebeu a palavra completamente aberto àquela verdade. Naquele exato momento, foi chamado para ser atendido. Levantou e caminhou até o consultório, meio de costas, agradecendo. Ao sair, voltou a agradecer. Pareceu-me que a palavra encontrou terreno fértil.

Que o Senhor nos lembre de que Ele "não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação".

Suzani

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Impactando nosso meio


"Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para maltratar, fazendo passar a fio da espada a Tiago, irmão de João. Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu prendendo também a Pedro..." At.12.1-3

Ao ler este texto, como se fosse a primeira vez, fiquei chocada com o que aconteceu a Tiago. Diante da palavra de Deus, enxergamos nossa pequenez... A morte de Tiago, há mais de dois mil anos atrás, impactou minha vida hoje.

Que impacto nossa vida tem causado ao nosso redor?

Temos sido tão abençoados por esse Deus maravilhoso, cheio de amor, justiça e santo! No entanto, não abrimos mão de nossos desejos egoístas por Jesus. Escondemo-nos  por trás do trabalho, do estudo, das obrigações, esquecendo da principal razão de nossa vida: Glorificar a Deus!

Outro dia fui a um restaurante com minha família. Na saída, citamos um versículo para o garçom que havia nos atendido. Tive uma surpresa feliz. Ele foi muito receptivo à palavra e explicou que havia um colega ali que não parava de falar de Jesus. Disse que aquilo estava mexendo com muitos. Aleluia! Não foi difícil identificae esse colega numa segunda vez que fomos ao restaurante. Estávamos na fila, esperando uma  mesa desocupar, quando ele passou  duas vezes, todo alegre e glorificando a Deus. Não tive dúvidas, era ele. Aquele homem estava fazendo diferença naquele meio, impactando o restaurante, brilhando a Luz de Cristo! Detalhe: Voltamos lá, pela simpatia dos garçons.

Que a nossa vida glorifique a Deus! Que nós tenhamos coragem de abrir mão do que for preciso por Jesus! Que nossa vida reflita a imagem de Cristo!

Suzani

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dias maus?



"No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele." Ec. 7:14

Na vida temos dias bons e maus. É fato. A palavra de Deus nos orienta, inclusive, a lembrar de que há dias de trevas:

"Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos..." Ecl.11:8

Não sei se posso chamar de trevas os dias que estou vivendo. Estou sofrendo com meu joelho operado. A recuperação está muito lenta ( o médico disse que eu já devia estar jogando futebol, risos). Eu devia estar melhor.

Hoje eu quis me abater pensando nas palavras do médico e sentindo dores. Acordei pior que ontem após os exercícios recomendados. A noite foi terrível! Será que um dia vou voltar a andar sem mancar, vou me sentir livre para me apressar, para pisar sem medo, vou parar de sentir dores, vou caminhar como as outras pessoas...?  Tive vontade de chorar.

Mas, aí, refletindo na minha situação, "ao meu coração me ocorreu" algo especial, que até então eu não tinha tomado consciência de forma tão séria: Sentia paz. E quão grande paz! Então nada mais importava. Eu tinha a paz de Cristo que excede todo entendimento.

Meu coração, antes querendo se queixar, passou a desejar louvar ao Senhor. Comecei a cantar: Essa paz que sinto em minh'alma não é porque tudo me vai bem...  Paz maravilhosa!

Dias dificeis? Talvez... mas certamente são, também, dias de muita paz.

Passo pelo fogo sem me queimar, pelas águas sem submergir. O Senhor  é a nossa paz. Glorificado seja seu nome! Faça Ele o que lhe apraz na minha vida.

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." Jo. 14:27

Suzani



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Para quem iremos?




Passamos o dia fazendo escolhas. Este ou aquele caminho, pôr ou não leite no café, mais ou menos açúcar, banho frio ou morno, atravessar a rua logo ou esperar, ler este ou aquele livro, assisitr a este ou à aquele programa de TV, fazer um pagamento naquele dia ou no dia seguinte, ir ou não a um encontro...

São escolhas rotineiras da vida. Muitas vezes, fazemo-nas sem pensar e ainda com uma margem de variedade à nossa disposição. Podemos escolher um café com muito ou pouco leite, no entanto, também podemos escolher uma porção entre o "muito" e o "pouco". Também podemos retardar algumas decisões ou ações sem prejuízo. Um livro pode ser lido depois. Isto se encaixa em muitas outras escolhas.

Na vida espiritual, também temos que fazer escolhas. Uma, em especial, precisa ser considerada MUITO importante e de certa urgência; porque não pode ser retardada e precisa ser feita de forma acertada, tendo como consequências, dependendo da escolha, Luz ou trevas sobre nós, vida ou morte. Vamos conhecê-la:

Certa vez, Jesus disse para os discípulos: "...há descrentes entre vós." Jo. 6.64 Eles não gostaram. A bíblia diz que muitos o abandonaram após suas palavras.

Há muitos descrentes inseridos no meio do povo de Deus também! E, às vezes, é neles que temos nos espelhado. Quantas decepções sofremos por isso. Jesus e só Ele é o "Santo de Deus" Jo. 6.69!

Depois Jesus se dirigiu, especificamente, aos doze:

"Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?" Jo. 6.67 Nem sei explicar por que essas palavras batem tão forte em meu coração.

Simão Pedro lhe respondeu:

"Senhor, para quem iremos? Tu tens a palavra da vida eterna..."Jo. 6.68

Pedro pergunta e ele mesmo responde, porque cria e conhecia o Salvador. Jesus tem a palavra da vida eterna! 

Os discípulos, que o abandonaram, fizeram uma escolha.  Ao se negar Jesus, uma escolha pelas trevas está sendo feita. Jesus disse: "Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas..." Jo. 8.12  Com Jesus, somos "filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas." 1Tes. 5.5

A escolha certa gerará Luz e vida eterna:   JESUS.

Talvez venham pensamentos do tipo: "Farei isso um dia". Cito, então:

"Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Is. 55.6

"Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o." 1Rs. 18.21

Suzani

terça-feira, 15 de novembro de 2011

De tudo um pouquinho



Que vontade de escrever...

Mas... sobre o quê?

Sobre o sol  que brilha no céu, tornando o dia lindo? Seria bom. Poderíamos refletir que um dia não precisaremos mais dele e que o "Senhor Deus brilhará" sobre nós.(Ap. 22:5) Será mais belo ainda!!

Mas também seria um bom assunto o vento que circula pelo apartamento e que ainda uiva querendo mais passagem.  Vento este que está sob as ordens do Senhor. É bom pensar nisso! A natureza lhe obedece como aconteceu quando os discípulos temeram uma tempestade, enquanto Jesus dormia. "E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança." Mc. 4:39 Não devíamos temer NADA com esse Deus em nossas vidas!


Outro possível tema: Um avião passou agora com seu ronco saudoso...  fazendo lembrar de despedidas e reencontros que nós mesmos já vivemos. Aqui poderia explorar a saudade... sentimento doloroso... também antigo, do qual ninguém está isento. O próprio apóstolo Paulo sentiu: "Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus." (Fp. 1:8)

Ainda poderia explorar, com a passagem do avião, despedidas. Temos tantos tipos de despedidas... Se eu escolhesse esse tema para desenvolver, ia tentar desfocar, explorar uma despedida que não tem a ver com o contexto de um aeroporto ou rodoviária... ia explorar uma diferente: a de Jesus, quando subiu ao monte: "E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. Mt 14:23" É um verso atraente... foi uma despedida para orar. Despedida para viver um momento de intimidade com o Pai.  


Ouço o "tilintar" de talheres distante, indicando que, para os vizinhos, é hora de almoço. De todos, talvez o assunto mais adequado para hoje fosse este; já que li, ao acordar, Jesus dizendo: "... quem de mim se alimenta por mim viverá." João 6:57b (Ah! Queremos nos alimentar de ti e por ti viver, Jesus!)

Mas, aí... no meio de minha fome apontando... despertada pelos talheres dos vizinhos e escolhas sobre o que escrever... paro um pouco... algo inimaginável me chama atenção: meu braço. A velhice está chegando. Talvez fosse um bom assunto. Risos. Ninguém quer envelhecer. Se pudéssemos escolher, ficaríamos com a "cabeça", com as experiências... o corpo preferiríamos jovem e cheio de energia. O que eu poderia dizer então? Ah, certamente eu me lembraria de Isabel, prima de Maria, que, sendo estéril, "concebeu um filho na sua velhice" (Lc 1:36). E de Sara, mulher de Abrãao, com quem aconteceu o mesmo, "sendo já de cem anos, e a idade avançada..." Rm. 4:19. Os projetos de Deus, em nossa vida, não são impedidos por idade nem por situação. O que será que o Senhor ainda tem para nós?

E vou ficando por aqui, sem escolher um tema, sem me aprofundar em nada. A verdade é que eu queria falar de tudo... ficou só no "de tudo um pouquinho".

Suzani

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ovelha negra



Música alta no ar, pessoas saindo da cidade em busca de novos ares, outras chegando para conhecê-la ou usufruir das noitadas festivas e praias belíssimas da terra. Festa! Feriadão!

Desde cedo, preparações, planejamentos, compras.

Ontem o supermercado já estava lotado e se via que os carrinhos abrigavam o consumo dos dias de folga: Bronzeador, bebidas, carne para churrascos...

Na fila do caixa, observei um dos clientes. Ele estava passando as poucas compras. Era um homem de meia idade, animado, que requebrava de um lado para outro (mesmo parado, creia!) e tagarelava, "assustando-se" com o preço das compras de um "pobre": ele. "É o jeito pagar, né? Vê se essa nota vale!", brincava  e olhava com um sorriso para mim.

Já que me incluiu na conversa com sua simpatia, senti-me à vontade para dizer: " Moço, a gente pode ser pobre de bens, mas rico de Jesus!" Ele alegrou-se com minha observação e confirmou veemente. Depois acrescentou que era de uma família de pastores, de pessoas espirituais e... que só ele era a ovelha negra.

Só ele era a ovelha negra! Fui impactada com sua palavra: "Só eu sou a ovelha negra!"

Aquele homem concordou que não importava sermos pobres de bens, se fôssemos ricos de Jesus; orgulhou-se de sua família "santa" e me surpreendeu com essas palavras: "Só eu sou a ovelha negra!"

Olhei para ele, disse e repeti, enquanto ele encerrava o pagamento: Jesus veio salvar o perdido!!!

Eu não soube citar exatamente o versículo: "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido."Lc 19:10, mas o homem saiu emocionado, conforme suas próprias palavras.

Festas e mais festas, sorrisos, danças, conversas, abraços, beijos, barulhos, animação...  no meio de tudo: Pensamentos como este: "Só eu sou a ovelha negra!". Nem sempre externados. Nem sempre ouvidos. Latentes em corações que, muitas vezes, reconhecem a santidade de Deus e sua situação de pecado. Corações quebrantados? Ou prontos para quebrantar-se?

Estas "ovelhas negras" podem ser exatamente aquelas que serão alvas como a neve pelo sangue do Cordeiro Santo: Jesus! Estas podem ser aquelas que não oram "de si para si mesmo", considerando-se melhores do que outros. Estas podem ser aquelas que fazem como o publicano, da parábola referida por Jesus, que não ousa nem levantar os olhos ao céu e bate no peito dizendo: "Ó Deus, sê propício a mim, pecador!" Lc 18:13 e acabam por ser justificadas.

"O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." Salmos 51:17


Suzani

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Olhando para a cruz!

Jesus sofreu. Foi rejeitado. "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam" (Jo.1:11). "... nem mesmo seus irmãos criam nele" (João 7:5). Foi traído("Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou."Mt.26:48,49). Foi preso, humilhado. Os guardas que vieram prendê-lo carregavam espadas e porretes, foi preso como um salteador ("Saístes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador?" Mt.26:55). "...uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam..." Mt.26:67 Foi negado. Pedro o negou três vezes. Depois de andar com Jesus, assistir aos milagres, vê-lo acalmar a tempestade, andar sobre o mar, multiplicar os peixes, sentir seu amor... ele próprio duvidava que viesse a fazê-lo. Mas fez! ("Então, começou  ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem!..."Mt.26:74 ) Fico imaginando o olhar de Jesus para Pedro ("Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro..."Lc.22:61a). Olhar esse que o fez chorar "amargamente". Muito mais pode ser dito sobre o sofrimento de Jesus: foi açoitado, puseram-lhe uma coroa de espinhos na cabeça, bateram em sua cabeça com um caniço, escarneceram dele, chamaram-no de "agitador do povo"... Por fim, foi crucificado entre dois ladrões, que lhe diziam impropérios, enquanto também "Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ó tu que destrois o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se..." Mt.27:41,42 Grande sofrimento! Mas vai além! "...ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."Is. 53:5 O sofrimento de Jesus não se resumiu ao que foi visto na crucificação. Ele não tinha pecado e foi feito "pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." 2Cor. 5:21 Este sofrimento de Cristo nem todos podem compreender. Um dos ladrões, ao lado de Jesus na crucificação, no final, compreendeu. E disse: "Jesus, lembra-te de mim, quando vieres no teu reino."Lc 23:42 A resposta a seu apelo foi: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." Lc. 23:43 Outras pessoas parecem ter compreendido também. Quando Jesus expirou, multidões "retiraram-se a lamentar, batendo nos peitos." Lc.23:48 Na verdade, tudo escrevi, motivada pelo final deste versículo acima. Imaginei a cena: O povo se retirando, lamentando e batendo no peito. Expressavam a dor de quem não soube reconhecer o Salvador antes. A cruz de Cristo foi diferente de outras cruzes. O maior valor dela é que ela tem o poder de reconciliar com Deus "todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus" Cl. 1:20 Diante da cruz, reconheçamos o Salvador. Entreguemos nossa vida a Ele. Reconciliemo-nos com o Senhor. E se já o fizemos e temos andado por nossos próprios impulsos, voltemo-nos para Ele. Prostremo-nos diante daquele que recebeu por nós o salário do pecado: a morte. E ressuscitou! Que depois não lamentemos e batamos no peito tarde demais! Suzani

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Quem tem obras tem a vida eterna?


Você é uma pessoa piedosa?

É temente a Deus?

Dá esmolas?

Sempre ora a Deus?

É assim que a bíblia descreve Cornélio:

"piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus." At.10:2

Essa é uma vida que agrada ao Senhor. Paulo disse: "E vós irmãos, não vos canseis de fazer o bem" 2Tes. 3:13. O mesmo apóstolo disse: "Orai sem cessar"1Tes. 5:17  Depois foi dito a Cornélio:

"Cornélio... as tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus." ."At. 10:4

Mas... ser assim não era e não é suficiente para se tornar um filho de Deus e ter a vida eterna com Ele.

O que faltava então? Jesus! Ele não o conhecia.  Obras e orações não salvam. Agradam a Deus, mas não salvam. A bíblia diz: "Todos pecaram e carecem da glória de Deus" Rm 3:23 Cornélio era um pecador. Todos nós somos. E Jesus é o ÚNICO Caminho que nos leva ao Pai!

Mas... Deus se faz achar por quem o procura. A palavra de Deus diz: " ...buscai e achareis..." Mt.7:7 Cornélio buscou e achou!

Vamos conhecer resumidamente a história de Cornélio:

Deus lhe mandou um anjo com um recado (a primeira parte você leu acima, no entanto, vou repeti-la):

 "Cornélio... as tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus. Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro."At. 10:4,5

Anjos não pregam o evangelho. Só um homem podia fazê-lo, no caso, Pedro.

Ele obedeceu. A obediência trouxe consigo a mensagem de salvação. Não importava a Cornélio suas tradições, se Pedro era um desconhecido... Ele tinha sede do Deus vivo.

Enquanto os homens viajavam em busca de Pedro, ele foi preparado pelo Senhor com visões para aceitar o convite, pois achava, até então, que o evangelho era só para judeus. A voz do Senhor lhe disse: "Ao que Deus purificou não consideres comum". At. 10:15 

E foi até Cornélio.

A alegria de Cornélio era tão grande que reuniu parentes e amigos íntimos para o encontro com Pedro! Parece que a vontade de vê-lo era tão grande que não conseguiu esperar e saiu ao encontro do convidado antes que este chegasse. Chegando lá, prostrou-se.

Cornélio aprendeu ali uma grande lição. Pedro o levantou e disse:

"Ergue-te que também sou homem"At.10:26

Só diante de Deus podemos nos prostrar!

Pedro encontrou os reunidos que o esperavam. Contou que Deus lhe demonstrou que não considerasse comum ou imundo a nenhum homem e que, por isso, estava com eles. Depois de lhe explicarem por que o tinham chamado, Pedro anunciou a palavra de salvação.

Eis abaixo o que Cornélio ainda precisava saber, crer e viver, e o que todo homem precisa do mesmo jeito para ter a vida eterna:

Atos 10:
34 ¶ E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
35 Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);
37 Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;
38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
39 E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.
40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse,
41 Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos.
42 E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.


Suzani

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jesus orou por nós!



É comum, no meio do povo de Deus, se ouvir no final de uma conversa: "Vou orar por você!"

Mas...infelizmente, ao escutar tal frase: "Vou orar por você!", nem sempre sinto segurança de que a pessoa o fará.  Alguns usam essa promessa como uma forma de aceitação social, para demonstrar simpatia e, até, de saber das "novas"(os motivos pelos quais orará)...  A promessa de oração fica no ar...

Obviamente, há aqueles que, depois de dizerem o mesmo, dobram os joelhos diante do Senhor e põem diante dele nossos problemas. São vasos de honra agindo como servos de Deus e irmãos na fé.

Eu gostaria de escrever aqui parte de uma oração especial . Foi uma oração verdadeira, sem pedidos como "Ore por mim!", sem necessidade de conquistar simpatia de ninguém, com interesse genuíno em nós, cheia de amor, perfeita, feita há tempos atrás( sequer tínhamos nascido).  A primeira vez que a li, me emocionei, porque jamais esperava estar incluída nela. Uma oração de JESUS:

"Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tire do mundo, e sim que os guarde do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (...) Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que me enviaste."João 17:14-21 Grifo meu.

Dá para resistir? Temos que correr para os braços de Jesus!

Suzani

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Quem na concha de sua mão mediu as águas...?" Is.40:12



"Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?
Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber.
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.
Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
(...)
Ou quem encerrou o mar com portas, quando irrompeu da madre; quando eu eu lhe pus as nuvens por vestidura e a escuridão por fraldas?
Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus ferrolhos e portas, e disse: até aqui virás e não mais adiante, e aqui se quebrará o orgulho das tuas ondas?" (Jó 38:2-11)
                              Palavras do Senhor Deus

domingo, 30 de outubro de 2011

Um na multidão?


Hoje penso nos momentos ou tempos em que nos sentimos apenas mais um na imensidão do mundo.

Tanta gente!

Pessoas marcantes, outras invisíveis; cada uma com suas obrigações, ocupações, capacidades, limitações, seus problemas, anseios... Tanta agitação, tanta diversidade e, principalmente, tanto SOFRIMENTO HUMANO!

Diante de tanto, sentimo-nos sem muita importância. O Senhor tem muito com o que se ocupar! Poderíamos ser alvos de sua atenção?

Então eu me lembro: "...quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados." Mateus 10:30

Posso, então, dizer que Ele não é o Deus de todos, que vê apenas a multidão, mas o Deus de cada um, o Deus pessoal.

"Olha para mim..."Sl 13:3 , Senhor!
Suzani

sábado, 29 de outubro de 2011

Nada de "Carrega-me"


A vida tem um ciclo natural: Nascemos, vivemos nossa infância, crescemos, tornamo-nos adultos, envelhecemos e morremos. Mas o  interessante é que passamos por todo esse ciclo nos sentindo os mesmos por dentro. Não sei se posso afirmar com certeza, mas é como se não existisse uma alma criança, adolescente... a consciência de nossa existência é uma só.

Eu me sinto a mesma que, aos treze anos, apagava a luz da sala, deitava-me no chão, ouvindo música, para sonhar acordada com um futuro provável...Teria eu filhos ou filhas? Onde moraria? Em que trabalharia? ... Também a mesma que, aos cinco anos, correu para o quarto de papai para ouvir a mais nova decisão da casa: Eu e minha irmã iríamos começar a estudar... A mesma que subia no telhado de casa para dar um show para os vizinhos, tocando guitarra de plástico...

Mas não escrevo para falar simplesmente dessa sensação de ser a mesma. Quero falar de, sendo a mesma, às vezes, querer o acochego de criança na minha relação com Deus. Penso como seria bom poder sentar "no seu colo". Inclinar a cabeça "sobre seu peito."

Deus é espírito. Isso é um fato. Mas nosso Senhor é tremendo!!! Sabe todas as coisas e do que precisamos. De repente, deparei-me com este texto:

"Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno. Até a vossa velhice eu serei o mesmo, ainda até as cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei."Is. 46:3,4

Que Deus carinhoso!!! Maravilhoso! Deus de amor!!!

Agora imito Oswald de Andrade, nada de "Carrega-me", eu quero dizer é:

Me carrega, Pai!
Em Jesus.
Suzani

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mais um dia...


Primeiro a consciência vai chegando...devagar... fazendo-nos sair dos sonhos para a realidade... Tudo parece confuso... Estamos dormindo ou acordados?

E aos poucos... o real se estabelece. Agora como uma certeza: Mais um dia... Como uma prova de que "a boa obra" (Fp. 1:6), começada pelo Senhor em nossas vidas, ainda não se completou. Vivemos...Temos que viver!

Ainda estamos no torpor do acordar... mergulhados no silêncio do quarto... bom seria que continuasse assim para alguns... outros anseiam pelo som... cada um diferente, único, criado pelo Senhor "por modo assombrosamente maravilhoso" Sl. 139:14

Abrimos os olhos... se houver tempo, nos espreguiçamos... pensamos... às vezes, nos sonhos que tivemos... ou na realidade que nos espera... que o Senhor já conhece. Ele conhece tudo. "Ainda a palavra não me chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda", diz o Salmo 139:4

Nós não sabemos nada do que vamos enfrentar nesse dia... mas "Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele." Sl.118:24 ...  "Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo." Tg. 4:15

E bom é saber: "Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que que deve escolher"Sl. 25:12

Um dia abençoado para você!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Se Ele não quiser...


Eu estou  operada do joelho. Por isso estou em casa de "molho". A recuperação de uma cirurgia assim é lenta. A fisioterapia amenisa, não me livra das dores. Procuro uma posição para sentar, dormir, caminhar... é difícil, risos (agora, mas já chorei algumas vezes). Pois é! Mas quero escrever hoje sobre algo muuuuuuuuuuuuito lindo! Algo que vem ao meu coração em dias como esses que estou vivendo.

O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro enoooooooorme! Esta imagem ia ser consagrada e ele ajuntou pessoas importantes da província. Todos estavam de pé diante da imagem quando o arauto, em alta voz, disse: "...no momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa...e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou. Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente."(Daniel 3:5,6)

Havia, no meio daqueles convidados, três homens judeus, que imagino eu, devem ter pensado: E agora?  Seremos lançados na fornalha? Na hora determinada, todos se curvaram e eles se mantiveram de pé. Levaram-nos ao rei, que ficou furioso: É verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses, nem adorai a imagem de ouro que levantei?(Daniel 3:14)

E deu nova chance a eles, dizendo que deveriam se prostrar e adorar a imagem. Se não o fizessem, seriam lançados na fornalha. Terminou dizendo: "E quem é o deus que vos poderá livrar de minhas mãos?"(Daniel 3:15b)

Ele não sabia quem era o DEUS!

Os três homens responderam firmemente: "Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste." (Daniel 3:16-18)

Dá vontade de salvar esses últimos versículos que escrevi e apertar ctrl V para que você, leitor, leia-os repetidas vezes! É demais!!! Quantas verdades dentro dessas palavras! Quanto nos ensina!

1. Embora com respeito, eles não temeram diante de quem estavam, foram ousados como temos que ser! Deus não nos deu Espírito de covardia.

2. Enfrentaram sem adiar o que tinham que enfrentar. Podiam ter deixado acontecer mais uma vez a cerimônia, mesmo que não se curvassem. Não quiseram "ganhar tempo". Às vezes, ficamos adiando e adiando o que virá e precisa ser resolvido.

3. Eles CRERAM no poder de Deus de livrá-los, SE quisesse. Temos que crer! Em Hebreus 3:12, lemos: "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo"

4. Mesmo diante de tão grande ameaça: a fornalha, fizeram a ESCOLHA certa: Obedecer a Deus. Foram fieis! Submeteram-se à vontade dele, à sua soberania. Fizesse o Senhor o que lhe aprouvesse, mesmo que fossem jogados na fornalha ardente. Que escolhas temos feito? O que nos motiva em nossas escolhas?

O rei se enfureceu mais ainda, mandou que a fornalha fosse acesa sete vezes mais, ordenou que os jogassem ali. As chamas mataram os homens que os jogaram. E eles: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, passeavam dentro da fornalha com uma quarto homem ("com um aspecto semelhante a um filho de deuses"). "O fogo ñao teve poder algum sobre os corpos desses homens; nem foram chamuscados os cabelos de suas cabeças, nem cheiro de fogo passara sobre eles (Daniel 3:27b)

Os três homens foram retirados da fornalha. Deus assim o quis. Em sua soberania, poderia não querer livrá-los, mas quis. Se Ele quiser, também nos livra assim, sairemos ilesos de nossos problemas.

E o rei, encantado com o a glória do Senhor, disse: "Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego..."  A atitude correta leva os outros a reconhecerem a glória do nosso Deus!

Na doença ou na saúde, que eu me submeta à soberania de Deus e sem queixas, pois o "quarto homem" anda comigo! Aleluia!


Suzani

domingo, 23 de outubro de 2011

Igreja?

Você já ouviu a igreja cantar?



Como posso sair do culto de hoje sem compartilhar alegria de ter estado lá?

No sermão, uma palavra em especial me marcou:  Que nossa fé tem que se apoiar no caráter de Cristo! Aleluia! O caráter dele é suficiente para manter nossa fé! Como podemos não crer em quem é fiel e não tem em si infidelidade? Como podemos não crer em alguém que é o Todo Poderoso? Pensemos em seu caráter e MUITAs razões encontraremos para ter fé!


Muitos cristãos afirmam não precisar de uma igreja: "A igreja somos nós", dizem. Estão certos. Somos templos do Espírito Santo. Mas a mesma bíblia que ensina essa verdade diz também: "congregai-vos", tão simples: "Congregai-vos".

E diz que foram dados dons aos irmãos para a edificação da igreja. Como vamos nos edificar um ao outro, se ñao nos reunimos?

Há quem justifique não precisar da igreja pelos escândalos conhecidos, como "pastores" vendendo bênçãos. Eu mesma já presenciei e quase chorei de ver toda aquela gente sendo enganada. Gente sedenta da verdade, sincera...  pastoreada por lobos! Lamentável ! Mas a bíblia diz que há o o joio e trigo. E adverte que surgirão "lobos". O cristão deve ter cuidado, preparar-se para esse tipo de engano, pedindo ao Senhor discernimento e sabedoria, sem esquecer de ler e estudar a palavra de Deus que é "Lâmpada para nossos pés". Mas a verdade é que nem por isso devemos deixar de nos congregar.

E não há só "cristãos" vendendo bênçãos. Há muitos outros casos que levam o nome de Jesus à ignomínia. São pessoas que vivem como querem, fazem o que querem, estão longe de reconhecer o senhorio de Cristo em suas vidas e se dizem cristãs, sendo, na verdade, pedras de tropeço. Ai delas! E muitas deixam de se reunir com os irmãos por causa desses testemunhos. Sinceramente... embora aquelas estejam erradas, esta ainda não é uma razão plausível para não se congregar com os irmãos nem para se encher de amargura. Todos são pecadores! Não seriam essas revoltas que impedem de ir à igreja, lá no íntimo, uma vontade de tomar as rédeas da própria vida?  Tenho observado algo: Um cristão sem comunhão com Deus costuma não gostar do culto e ver problemas em tudo. É bom se examinar. De qualquer forma, só Cristo foi perfeito, sem pecado, santo, sem mácula. Há muita gente rebelde na igreja e mesmo cristãos, qua ainda estão sendo lapidados para a glória de Deus. Que se vá à igreja olhando para Cristo, para adorar o nosso Deus que é digno de todo louvor.


Cabe a nós nos congregarmos, como manda a palavra; servir com nossos dons, como manda a palavra; pedir sabedoria a Deus, como manda a palavra; discernir os espíritos, como manda a palavra; olhar nossos próprios argueiros, como manda a palavra; amar, como manda a palavra; ir ali para adorar de coração ao nosso Deus que procura verdadeiros adoradores.

Mas... se ainda é pouco... cabe a nós imitar o nosso Salvador: JESUS, que ia ao templo, participava de um culto com um ritual também realizado por pecadores, portanto, imperfeito, cheio de fariseus.

Os domingos têm sido dias especiais com o Senhor. Todos os dias Ele está conosco, mas, no domingo, na igreja (reunião dos irmãos),  podemos usufruir dos dons que ele nos deu. Podemos sair da igreja diferentes de como chegamos àquele encontro. O Senhor fala ao nosso coração, como disse o salmista certa vez: "Ao meu coração me ocorreu: Buscai a minha presença", porque precisamos dele. A glória do Senhor está ali e ela nos invade o coração, quebrantando-nos, levando-nos à confissão de pecados, a desejar obedecer o Salvador, fazendo-nos nos achegar ao trono da graça, trazendo paz, direção... e alegria indizível! É um momento precioso!

Parece exagero? "Vai lá!"

.....................

Depois do "Vai lá", fiquei pensando: E se houver um cristão sincero indo à igreja fielmente e não pode dizer o mesmo que foi dito acima? Então... só me resta dizer: Seja luz ali! E ore por seu pastor e por seus irmãos. Que o Senhor nos abençoe a todos.

Suzani (NÃO teóloga, que escreve consciente de sua limitação)

Esta é  uma placa pendurada na parede da Igreja Presbiteriana da Cidade dos Funcionários, onde frequento, dizendo o alvo da mesma:

Hoje a tua vida Ele vai mudar...


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Não lutamos contra pessoas!


A semana passada, numa sala de espera para ser atendida por um médico, conheci uma jovem temente a Deus. Ela comentou a falta de atenção da recepcionista, e, assim, iniciamos uma conversa que culminou no seu relato de problemas que estava enfrentando no trabalho. Estava sendo injustiçada por algo que fizera com dedicação e competência. Expressava sofrimento. Mas o que me chamou atenção foi sentir que sua dor era maior pela decepção com as pessoas do que por uma cirurgia feita para extirpar tumores malignos há um mês.

Todos nós queremos reconhecimento; ser valorizados, respeitados, amados. E todos temos, ao longo de nossa história, decepções, frustrações... algumas compreendidas depois como importantes para nosso crescimento pessoal, outras nunca aceitas.

 E quantas vezes, tentamos fazer tudo certo, sentimos ter combatido  "o bom combate", empenhamo-nos em sermos bons soldados de Cristo, e o  retorno do que fizemos nos fez perguntar: Onde errei? Por que comigo?

Por outro lado... vemos a prosperidade de quem não esperávamos.

Contra quem lutamos? Quem é o nosso inimigo? Quem quer nos abater?

A bíblia responde:

"... a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal..." Efésios 6:12.


Não lutamos contra os vizinhos que se queixam do barulho, contra o motorista que buzina atrás de nosso carro, contra o colega de trabalho que tenta nos humilhar diante do patrão... nossa luta é contra os "principados e potestades" , contra "as forças espirituais do mal".

Como resistir ao inimigo?

Usando "toda a armadura de Deus" . "TODA", não partes dela, para que possamos resistir no dia mal e, depois de termos vencidos permanecermos inabaláveis. (Ver: Efésios 6:13)

Boa é a promessa: depois de vencer... permanecer inabalável. Glória a Deus!

Para você, a armadura de Deus:
1. Cingir-se com a verdade;
2. Vestir-se da couraça da justiça;
3. Calçar os pés com a preparação do evangelho da paz;
4. Embraçar o escudo da fé;
5. Capacete da salvação;
6. Espada do Espírito (palavra de Deus)
7. Oração e súplica

BOM COMBATE!!! VAI SER BOM MESMO, POIS A VITÓRIA É CERTA!

Suzani

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Livre!



"Ora, o Senhor é o Espirito; e, onde há o Espírito do Senhor, aí há liberdade." 2Cor. 3:17

Discretamente... suavemente...como um sussurro...  esse texto vem tomando espaço no meu coração, unido a outro: "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo...?"1Cor. 6:19

E reflito, como se fosse novidade, algo que desde criança escuto: O Senhor habita em mim! Eu sou santuário do seu Espírito! Onde há o Espírito do Senhor, aí há liberdade! Em mim há liberdade! Só o meu Deus tem poder sobre mim!

E oro: Ajuda-me, Pai, a não entristecer o  teu Espírito que habita em mim. Ajuda-me a dizer "Não", com a liberdade dada por ti e em ti, diante do que te desagrada. Transforma-me, de glória em glória, na tua imagem. Em nome de Jesus. Amém.

Suzani
        

domingo, 16 de outubro de 2011

Um pensamento

"Ele (Deus) é aquele que lê os pensamentos e os motivos, e não só as ações, e que requer  'a verdade no íntimo'". J. C. Ryle

"Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria."Samo 51:6

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Testemunho de uma irmã em Cristo

Este é um depoimento de uma amiga que quis acrescentar um comentário no texto A palavra de Deus é viva-testemunho", mas não conseguiu postar. Creio que pelo tamanho, pois também não consegui fazê-lo por ela. Mas é muito interessante, não podia deixar de expor aqui, pois conta sua história e como Deus também lhe falou através da palavra. Deus abençoe sua vida, caro leitor, com esse testemunho:

Eu nasci num lar evangélico, no sertão, numa comunidade chamada Cipó, distrito de Pentecoste - CE. Cresci ouvindo a palavra de Deus através do rádio, lembro que minha mãe nos colocava diante do radio para ouvir os cultos que sempre passavam, acho que aos domingos. Vez e outra nós tínhamos visitas do pastor ou missionários de nossa denominação. Lá onde morávamos não tinha igreja e a que tinha era muito longe que só dava para irmos praticamente à época de festas comemorativas ou os batizados de alguns irmãos. Foi assim por muito tempo.
A palavra sempre foi semeada no meu coração, mas confesso que muito pouco compreendia, conhecia Deus de ouvir falar. Porém, dentro de mim existia uma inquietação, uma interrogação... "Quem era Deus?", "Será que ele realmente se preocupava comigo?", "Ou apenas era um pai carrasco que só fazia nos castigar?" Pois.. "isso é pecado, Deus vai castigar..." essa era uma expressão muito falada pelos mais velhos. Talvez por conta disso tornei-me uma criança atormentada pelos medos e o que era pior sentindo a presença do inimigo, e pior ainda sem o entendimento dos meus pais que muita das vezes me batia forçando-me a dormir ou ir a lugares que me davam medo na intenção de me fazerem perder o medo. Tudo porque não conheciam a força do mal. Cresci. Tornei-me uma adulta insegura, inconstante e sem convicção da fé. Ainda muito jovem saí do meu interior e vim pra capital, Fortaleza, longe de meus pais. Nesta cidade comecei a frequentar a igreja, passei um bom tempo indo e participando das atividades, mas nada de sentir verdadeiramente a presença de Deus, ou de entender verdadeiramente o sacrifício de Cristo por mim. Nem tão pouco dos cuidados do Espírito Santo para comigo. Pois sobre a trindade não eu não entendia quase nada. E assim, me tornei uma pessoa totalmente vulnerável as investidas do inimigo. Aos 23 anos entrei na Universidade e foi aí que comecei a ouvir as muitas vozes que satanás tem para persuadir o povo de Deus à perdição. Nesse mesmo ano comecei a namorar um jovem dentro da universidade que não era evangélico, isso foi um dos motivos que aos poucos me afastou da igreja. E com isso me aproximar de outras doutrinas que não eram de Deus. Passei a me envolver com o esoterismo, espiritismo, budismo e por fim com o candomblé. Tudo isso por que buscava Deus de uma forma sobrenatural. Nunca fui atrás de nenhuma dessas seitas, mas facilmente elas me alcançaram através das amizades. Ao ponto de me afastar completamente de Deus e servir a outros deuses, que por sinal, só me trouxeram dores, fracassos e frustrações. No candomblé cheguei a fazer "Boris" que eram iniciações a essa seita. Quase me tornei uma discípula de satanás "uma Equéde" filha de "santo", aquela que cuida dos aparatos dos demônios do candoblé, chamados "santos". Foi desse caminho que o senhor me resgatou. Sozinha, divorciada, desamparada, envergonhada , longe da família, e com uma filha pequena para criar, pois com aquele namorado me casei, mas nem dois anos passamos juntos, com uma criança de três meses no colo ele me abandonou. Sofri muito. E acho que muito mais fiz minha família sofrer e o meu Deus esconder a sua face de mim. Porém, Ele nunca me abandonou, pois não deixou que a sua Palavra, semente que foi plantada dentro de mim desde a infância, morresse. Quando a minha família soube que eu e minha irmã estávamos envolvidas com o candoblé, foi aí que eles passaram a buscar verdadeiramente a Deus, através da oração e da palavra. Choraram aos pés do Senhor alguns anos por nós. Foi nesses momentos que passaram a tomar conhecimento de que existia o Espírito Santo que consolava, ensinava e exortava e por outro lado também tomaram consciência da existência dos demônios que atuavam não só no mundo, mas também na vida dos crentes sem consagração, não convertidos. Foi então, que passaram a colocar suas vidas no alta de Deus e a clamar por nós. Então, Deus me resgatou primeiro e depois fui chorar junto com minha família pela minha irmã. E foi dentro de uma igreja que pela primeira vez ouvi Deus falar poderosamente comigo através da palavra. Eu estava lá com minha mãe e outros familiares, quando Deus usou uma irmã para ler na Bíblia a passagem em Isaías 54:4-8 e naquele instante Deus falou poderosamente comigo. Porque a situação que eu me encontrava era de muita vergonha tanto por ter apostatado da fé, como por ser divorciada, pois uma família era tudo que sempre almejei na vida. Essa passagem é longa, mas faço questão de aqui escrever cada versículo, pois foi escrita para mim.

"Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás confundida: antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido: o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; Ele será chamado o Deus de toda a terra. Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que é desprezada, diz o teu Deus. Por um pequeno momento te deixei, mas com grande misericórdia te recolherei; Em grande ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.”

Glória pra sempre ao meu Deus que me resgatou, me perdoou e enxugou as minhas lágrimas. Se ainda hoje choro é porque não tenho dado atenção com freqüência a essa palavra tão verdadeira e tão oportuna à minha vida.
A paz de Cristo seja contigo. Amém.

Gláucia Andrade

domingo, 9 de outubro de 2011

A palavra de Deus "é viva"- Testemunho

"Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Andarão e mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão." Amós 8:11,12

          Este  texto me emociona, porque penso na alegria de ser livre para ler a palavra de Deus; livre para usufruir do consolo, da renovação, da exortação, da orientação, da sabedoria que ela nos traz; livre para ouvir a voz de Deus falando ao coração, através de sua leitura. ´
          Um dia, conversando informalmente, em casa, tive consciência de me relacionar mais com Deus Pai. Embora saiba que os três são um: Pai, Filho e Espírito Santo, fiquei pensativa e um pouco preocupada. Seria correto, uma vez que Jesus é o Caminho? Eu não queria entristecer as partes Filho e Espírito. Talvez pareça infantil a quem está lendo tal dúvida, mas eu estava sendo sincera na minha boa vontade de agradar a Deus, que sempre foi tão bom comigo.
           À tarde, naquele mesmo dia, abri a bíblia para dar continuidade à leitura do livro que eu estava fazendo, mas... chamou-me atenção o texto onde abrira e li: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido." 1João 5:1 Deus TREMENDO! Falou ao meu coração. Era exatamente o que eu precisava ler. Quem ama ao Pai ama ao Filho. Não era motivo de preocupação eu me relacionar mais com o Pai. Glória a Deus!
          O Senhor usa de forma maravilhosa a bíblia para falar conosco!
           Outro dia, de tanto ouvir uma certa pessoa falar, comecei a me questionar se não era ela que estava certa. Nunca imaginei que poderia ser influenciada a esse ponto. Eu é que tentava lhe passar o amor de Deus. Mas somos vulneráveis. Quem está em pé pode cair. Suas ideias me pertubaram. A pessoa defendia que Jesus era muito importante, era o Caminho, era o filho de Deus, mas não era Deus. Não disse a ninguém na época, porque era uma dúvida absurda. Eu orei. É a Deus que a gente tem que recorrer. Pedi ao Senhor para me confirmar no coração o correto. E abri minha bíblia. Eu ia procurar a resposta, mas nem precisei. Assim que a abri me deparei com Filipe dizendo a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai..." Jesus lhe respondeu: "Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" Texto encontrado em João 14:8,9. Aleluia! Mais uma vez, o Senhor me falou. Confirmou a divindade de Cristo e trouxe paz ao meu coração.
          Se você tem uma experiência assim, que tal compartilhar? Escreva aqui.

Origem do pecado


"... por um só homem entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Rm. 5:12        


          As ideias de muitos crentes concernentes à origem do pecado são "defeituosas e doentias", de acordo com Ryle.
          A pecaminosidade de um homem começa pelo lado de dentro, não resulta de um "mau treinamento nos primeiros anos de vida".  Herdamos de Adão e Eva e todos já nascemos com ela. Somos inclinados ao pecado. Em Efésios 2:3, lemos: "... nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira..." O apóstolo Paulo, refería-se à época em que os cristãos não eram convertidos.
         Mesmo um bebê, com toda a sua aparência de pureza, tem em si o pecado. É só o observarmos enquanto cresce para se perceber uma tendência para o que é mal. E se alimentada, prolifera com dolorosa rapidez. Alguns pais caem no erro de tentar ignorar esse fato e acabam reforçando o mal; culpando más companhias, professores, escolas. A primeira causa do pecado "jaz na corrupção natural do próprio coração da criança..."
        
        
         
          

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PECADO


          
           Um pecado "consiste em praticar, dizer, pensar ou imaginar qualquer coisa que não esteja em perfeita conformidade com a mente e a lei de Deus. Em resumo, segundo as Escrituras, 'o pecado é a transgressão da lei'. 1 João 3:4", diz J. C. Ryle.
          Pode ser:
1. um ato externo ou interno, não visível, apenas no pensamento, como disse Jesus: "...qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela" Mateus 5:28;
2. uma ação ou uma omissão, como disse Jesus: "...tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber."Mateus 25:42;
3. consciente ou em inconsciente. O Velho Testamento aponta pecados que tornavam as pessoas imundas precisavam ser expiados ("Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância..." Lv. 4:13 No Novo Testamento, em Lc. 12:48, há a parábola do servo vigilante que termina dizendo que o servo que não sabia a vontade de seu senhor e fez coisas dignas de reprovação também devia ser castigado.

"Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam..." At. 17:30

"... arrependei-vos e crede no evangelho." Mc. 1:15

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Haja luz!

"Disse Deus: Haja luz; e houve luz."Gn. 1:3
      
        Da mesma forma que Deus disse "Haja luz" na criação do mundo físico, traz a luz  no caso da criação espiritual. Quando alguém se torna nova criatura em Cristo, Deus resplandece em seu coração e este, iluminado, conscientiza-se de que é um pecador culpado. Quanto mais buscarmos a santidade, mais será claro para nós que somos pecadores e precisamos da glória de Deus.
         
"Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo respalndeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo." 2Cor. 4:6

(Conclusões minhas ao estudar o livro SANTIDADE, de J. C. Ryle)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SANTIDADE

          Estou lendo um livro muito bom: SANTIDADE, de J. C. Ryle. Ele nos faz refletir sobre a importância de se acompanhar a sã doutrina protestante e evangélica de uma vida santa. O contrário disso faz com que a religião cristã seja lançada no opróbrio, o que, infelizmente, temos visto constantemente.
          O livro comenta que a fé não nos santifica como nos justifica. "A fé justificadora é uma graça que ´não trabalha´, mas que simplesmente confia, descansa e se apoia em Cristo (Rm 4:5). A fé santificadora é uma graça cuja própria existência consiste em ação...". Temos que nos esforçar para seguir a santificação. Paulo diz: "Assim corro... assim luto... esmurro o meu corpo..." 1Cor. 9:26,27
          Somos desafiados a uma vida de autoconsagração diária, sendo importante saber que a verdadeira santidade não consiste meramente em "sensações e impressões internas". As pessoas precisam ver em nós, em nossos hábitos e nosso caráter, a imagem de Cristo.
         

sábado, 1 de outubro de 2011

Aos justificados pelo sangue de Jesus

 
‎"...não há um justo, nem um sequer..." Rm. 3:10 E é importante saber que não seremos justificados por obras: "...ninguém será justifiacado diante dele por obras da lei..." Rm 3:20, Mas "... Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê."Rm 10:4 Cristo nos justifica! Glória a Deus!

Sabendo que somos justos em Jesus... tenhamos fé que Deus escuta nosso clamor:

"...Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor."Sl 34:15
Publicado no facebook em 21 de setembro de 2011

Justiça de Deus




"Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?"Lc. 18:7

A justiça de Deus está sobre toda a terra. Faz parte do caráter de Deus ser justo e justo em TODAS as suas obras:

 "Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso"Sl. 116:5.

"...justo é o SENHOR, nosso Deus, em todas as suas obras..."Dn.9:14 !

Mas... se todos devem ter a certeza da justiça de Deus sobre sua vida, por ele ser justo em si, MAIS ainda devem CONFIAR nessa certeza:

1. Os seus escolhidos.
2. Escolhidos que CLAMAM.
3. Escolhidos que clamam DIA E NOITE.

Confiemos no Senhor e clamemos dia e noite por sua justiça em nossa vida!

Suzani

___________________________________________________________